A CAIXA DIBBUK E SUA VERDADEIRA HISTÓRIA, BASEADOS EM FATOS REAIS...



Quem viu o filme A Possessão (2012), do produtor Sam Raimi, com certeza deve ter ficado intrigado pela história, em que uma menina compra uma caixa de madeira em uma venda de garagem, se apega ao objeto e então começa a ter um comportamento estranho que afeta todos à sua volta. Neste post, vamos falar da história real que inspirou o filme.

O termo DIBBUK, soletrado igualmente, dybbuk, vem de uma palavra hebréia que significa o "possessor." Na tradição hebréia um dibbuk é um espírito malicioso que esta ligado a terra a um objeto ou à uma pessoa para terminar algum negócio inacabado ou para se divertir possuindo e matando seu hospedeiro. A história da caixa do dibbuk que surgiu para o mundo é uma pequeno recipiente de vinho que foi trazido a América por um sobrevivente do holocausto polonês nomeado Havela. A história da caixa de dibbuk é fascinante e irá levá-lo próximo do paranormal. TEM CORAGEM?



A caixa de dibbuk

O conteúdo da Caixa Dibbuk aberta. Foto do eBay.


O Surgimento da Caixa

Havela adquiriu a caixa antes de sua imigração para a América. Ela manteve a caixa escondida com segurança em seu armário de costura pelo resto de sua vida. Em 2003, após sua morte, a família de Havela realizou uma venda de propriedades, conhecida como venda de garagem, onde um homem chamado Kevin Mannis comprou a caixa e alguns outros itens. Ele durante o bazzar notou o quanto a neta de Havela estava apegada a caixa, e perguntou a ela se teria certeza de que ela tinha a intenção de vendê-la, porque ele suspeitava que poderia ser uma herança especial colocado involuntariamente à venda. a neta de harvela disse;

- "ela quer ir com você"

 Ele soube que Havela era dona da caixa desde que era jovem. Mannis ofereceu-se para devolver a caixa, mas a neta insistiu que a tomasse.

Uma posse nova assustadora


Em um documentário feito sobre a caixa de dibbuk, o próprio Kevin Mannis explicou suas experiências.

 Disse que possuía um negócio antigo onde reformava móveis rústicos em Portland, Oregon. Ele trouxe a caixa para seu armazém para colocá-la em sua oficina por esta ser antiga. Cerca de meia hora mais tarde, ele recebeu um telefonema de uma de suas vendedoras, esta estava gritando que alguém estava na loja, quebrando as vidraças e amaldiçoando o local em algum idioma estranho, objetos pesados caiam mas tudo que mannis ouvia era sua funcionaria gritando e um susurro terrivel no outro lado da linha telefonica.

 Ela afirmou que o intruso tinha trancado todos os portões e saídas de emergência, prendendo todos dentro da oficina. Quando Mannis chegou, as portas ainda estavam trancadas, mas não havia sinal de intruso. Ao entrar, ele encontrou lâmpadas esmagadas jogando no chão, riscos e desenhos estranhos nas paredes e um cheiro muito forte e insuportável de urina de gato, embora nunca houvesse um animal dentro da loja. Ao olhar as cameras de segurança estas nao mostrava nada alem da vendedora correndo, que ficou tão assustada que pediu sua demissão naquele dia, depois de trabalhar com Mannis por dois anos.

Quando Mannis abriu a caixa, encontrou dois tostões dos anos 20, uma mecha de cabelo louro presa por um elastico, uma mecha de cabelo mais escuro também presa por um elastico, uma pequena estátua de granito gravada com a palavra "Shalom" em hebraico, uma taça de vinho dourada, Um botão de rosa seco, e um candelabro de ferro. No entanto, ele não percebeu na época que havia algo muito estranho sobre essa caixa aparentemente inofensiva.


Mannis e sua família ... E o Dibbuk

Embora inicialmente ele não acreditasse que a caixa tinha nada a ver com os eventos que se seguiriam, Mannis relata uma série de experiências horríveis enquanto estava em posse do gabinete. Ele tinha horríveis pesadelos, geralmente sobre um amigo ou ente querido se transformando em um animal demoníaco e batendo nele, enquanto a caixa estava em sua casa. Em 28 de outubro, ele deu a sua mãe como um presente de aniversário, e no mesmo dia ela sofreu um derrame. ao ser indagada sobre o ocorrido, Com gestos, apontou para a caixa, tentando sinalizar o responsável pelo seu mal.



Em seguida, ele deu a sua irmã, que manteve-a por uma semana antes de devolvê-la a mannis, dizendo que as portas da caixa não ficavam fechadas. Depois disso, seu irmão pegou e depois devolveu. Ele afirmou que ele cheirava jasmim perto da caixa, mas sua esposa cheirava urina de gato. Mannis levou de volta, então sua namorada pediu-lhe para vendê-la.

Ele a vendeu a um casal de meia-idade, mas logo a encontrou em sua porta alguns dias depois, com uma nota dizendo: "Isso tem uma escuridão ruim".


Decisão Desesperada de Vender a Caixa


Mannis diz que queria destruir a caixa, mas não sabia o que aconteceria. Assim, ele decidiu tentar vendê-lo. Aqui está um trecho de seu post original do eBay:

Eu iria destruir essa coisa em um segundo, exceto que eu realmente não tenho qualquer compreensão do que eu possa ou não estar lidando. Tenho medo de que se eu destruir a caixa, o que quer que tenha vindo com ela pode ficar aqui comigo. Fui informado de que há pessoas que fazem compras no eBay que entendem esses tipos de coisas e, especificamente, procuram esses tipos de itens. Se você é uma dessas pessoas, por favor, compre esta caixa e faça o que fizer com uma coisa dessas. Ajude-me.

Ele mais tarde vendeu o gabinete no eBay, no entanto, ele retransmitiu todas as informações sobre suas experiências com ele. Os proprietários relataram um cheiro de urina de gato ou jasmim e outras atividades paranormais.

Quem comprou a caixa no eBay foi Iosif  Neitzke, por 140 dolares, ele era um estudante na Truman State University, em Missouri. Ao abrir a caixa para impressionar uma garota, desencadeou uma série de acontecimentos bizarros. O menino ficou apavorado com o forte odor, o comportamento esquisito dos insetos, os objetos eletrônicos estragando e sua visão periférica falhando. Ele relatava tudo em seu blog. Ele afirma que a caixa causou para ele e seus companheiros de quarto vários problemas de saúde, lâmpadas quebraravam do nada, uma infestação de insetos, cheiros estranhos, e muito mais. Para piorar as coisas, seu cabelo começou a cair.



Depois de passar por muitas experiencias ruins com a caixa, Iosif vendeu ela a Jason Haxton, diretor do museu da medicina osteopata. Ele pensou na misteriosa caixa como um "enigma histórico". Ele conversou com a repórter Leslie Gornstein e disse:

- "Ele veio de algum lugar. Foi feito por uma razão. O que é e por que é?"


Depois de um curto período de tempo, Haxton desenvolveu problemas de saúde estranhos, como urticária, tosse de sangue e "contusoes da cabeça aos pés". Ele logo decidiu deixá-lo em uma unidade de armazenamento. Uma noite, o alarme de fumaça disparou. Quando ele foi ver o que estava acontecendo, ele não encontrou fumaça mas sentiu um forte gosto metalico na boca, e o cheiro de jasmim e urina de gato pela casa toda. Ele estava curioso, então ele trouxe novamente para casa dibbuk e começou a pesquisá-la. Em outra noite, ele adormeceu perto do computador, sentiu o toque de uma mão em seu ombro, quando acordou assustado viu uma sombra grotesca na parede se afastando lentamente dele logo depois sumir.




Pesquisando a História da Caixa Dibbuk


jason haxton e uma replica da caixa

Depois de um tempo, Jason Haxton começou a se pesquizar se algo poderia estar errado com a história por trás da caixa de Dibbuk. Ele notou vários pequenos detalhes que poderiam provar a história dela ser falsa. No entanto, ele precisava fechar essas lacunas antes que ele pudesse escrever o livro que ele estava planejando. Por exemplo, havia semelhanças entre a mãe de Mannis e Havela. Ambas as senhoras eram judias e morreram aos 103 anos. Em seu desejo de investigar, chamou Kevin Mannis para lhe fazer mais perguntas sobre como ele se deparou com a caixa.
O questionamento levou Mannis a voltar para o lugar onde ele comprou a caixa de dibbuk para ver se ele poderia obter mais respostas. Uma longa discussão com a neta finalmente deu-lhe o nome de Sophie, primo de Havela, que lhe contou a história de como ela e Havela preso o espírito dibbuk dentro da caixa.


A prima de Havela conta mais da história

Sophie indicou que entre as duas guerras mundiais, sessões eram muito populares no intuito de receber proteçao e ajuda para combater o sofrimento passado pelo povo, este perceguido e morto aos montes pelos nazistas. Sophie e Havela tinham feito uma tábua espiritual OUIJA e de algum modo entraram em contato com um espirito forte, mas perceberam tarde demais que era um ser maligno que queria vagar pelo mundo. Elas suspeitaram que a energia negativa da guerra iminente provavelmente atraiu espíritos malignos. Havela e Sophie tentaram mandar embora o espírito que tinham convocado, mas falharam. Isso aconteceu em 10 de novembro de 1938, na noite de Kristallnacht, conhecida aqui como noite dos cristais - nome dado a uma série de atos violentos contra sinagogas, lojas e habitações de pessoas judaicas na Alemanha e na Áustria. Depois da guerra, eles tentaram ligá-lo novamente e foram capazes de prendê-lo dentro do armário de vinho.




Durante a conversa, Sophie começou a pedir desculpas, mas Mannis estava confuso. Ele perguntou por que ela estava tão chateada, e ela disse que era provável que o espírito que tinham convocado tinha sido a causa da Segunda Guerra Mundial.
Chocado com a história da caixa, Jason pôs-se a pesquisar e chegou até a determinar uma possível identidade para o dibbuk na caixa: o médico eugenista Harry Hamilton Laughlin. O movimento eugenista surgiu nos EUA e inspirou o nazismo por se basear na ideologia da “pureza racial”.Com a ajuda de uma jovem judia, Jason descobriu um possível jeito de acabar com os tormentos causados pela caixa: um enterro formal, com a presença de dez homens ou um grupo de oração. Não adiantou. A história só teve fim quando um exorcismo foi feito em 2004.



A historia relatada diretamente por Kevin Mannis, transcrito de uma de suas cartas

Todos os eventos que eu estou prestes a estabelecer nesta historia são precisos e podem ser verificados por todos com as cópias de registros de hospital e declarações juradas que eu estou incluindo como parte da venda desta caixa.

Durante setembro de 2001, eu fui a uma venda de garagem em Portland Oregon. Os itens liquidados nessa venda eram da propriedade de uma mulher que tinha falecido aos 103 anos. Uma neta da mulher me disse que sua avó tinha nascido na Polônia, onde cresceu, se casou, criou uma família , E viveu até ser enviada para um campo de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Ela era o único membro de sua família que sobreviveu ao acampamento. Seus pais, irmãos, irmã, marido, dois filhos e uma filha foram mortos. Ela sobreviveu ao acampamento escapando com alguns outros prisioneiros e de alguma forma fazendo o seu caminho para a Espanha, onde viveu até o final da guerra. Foi-me dito que ela trouxe consigo apenas tres itens quando imigrou para os Estados Unidos, estes eram o armário de vinho, um tronco do steamer, e uma caixa sewing.

Eu comprei o armário de vinho, juntamente com a caixa de costura e alguns outros móveis na venda de propriedade. Após a venda, fui abordado pela neta da mulher que disse, eu vejo que você tem a caixa dibbuk. Ela estava se referindo ao armário de vinho. Perguntei-lhe o que era uma caixa de dibbuk, e ela me disse que quando ela estava crescendo, sua avó sempre manteve o armário de vinho em sua sala de costura. Ele estava sempre fechado, e colocado em um lugar que estava fora do alcance. A avó sempre a chamava de caixa de dibbuk. Quando a menina perguntou a sua avó o que estava dentro, sua avó cuspiu três vezes através de seus dedos e disse, um dibbuk é do mal. A avó passou a dizer à menina que o armário de vinho nunca, nunca, nunca era para ser aberto.

A neta me disse que sua avó tinha pedido que a caixa fosse enterrada com ela. No entanto, como tal pedido era contrário às regras de um sepultamento judaico ortodoxo, o pedido de avós não tinha sido homenageado. Perguntei à neta o que era um dibbuk,  mas ela não sabia. Perguntei se ela gostaria de abri-lo comigo. Ela não queria abri-lo, pois sua avó tinha sido muito enfática e séria quando ela instruiu-a a não fazê-lo, e, independentemente da razão, ela queria honrar o pedido de sua avó.

Eu finalmente acabei oferecendo para deixá-la manter o que me pareceu ser uma lembrança sentimental. Nesse ponto, ela foi muito insistente e disse: Não, não, você comprou!

Eu expliquei que queria o meu dinheiro de volta, e que me faria sentir melhor para fazer o que eu pensei que era um ato de bondade. Ela então ficou um pouco chateada. Olhando para trás agora, a maneira como ela ficou chateada era simplesmente estranha. Ela levantou a voz para mim e disse, você comprou! Você fez um acordo!

Quando eu tentei falar, ela gritou, nós não queremos! Ela começou a chorar, pediu-me para sair, e rapidamente se afastou. Eu escrevi todo o episódio para o estresse e dor que ela deve ter experimentado. Eu levei minhas compras e educadamente me despedi.

Na época em que eu comprei o armário, eu possuía um pequeno negócio de acabamento de móveis. Eu levei o armário para minha loja, e
Colocá-lo na minha oficina do porão, onde eu pretendia restauralo e dar-lhe como um presente para minha mãe. Eu não pensei nada
Mais sobre isso. Eu abri minha loja para o dia e fui para executar alguns trabalhos fora deixando no comando da loja uma das minhas mais confiaveis vendedoras.

Depois de cerca de meia hora, recebi uma chamada no meu celular. A chamada foi de minha vendedora. Ela estava absolutamente histérica e gritando que alguém estava na minha oficina quebrando vidros e conjurando algo. Além disso, o intruso tinha trancado os portões de segurança de ferro e a saída de emergência e ela não podia sair. Como eu disse a ela para chamar a polícia, minha bateria do telefone celular ja estava acabando e eu so ouvia seus gritos e uns sussurros indecifraveis. Eu acelerei voltando para a loja. Quando cheguei, encontrei os portões trancados. Entrei e encontrei minha empregada no chão em um canto do meu escritório soluçando histericamente. Corri para o porão e desci. Na parte inferior das escadas, eu fui atingido por um odor inconfundível de urina de gato (nunca tinha havido quaisquer animais mantidos ou encontrados na minha loja). As luzes não funcionavam. Como eu investiguei, descobri que a razão pelas luzes não funcionou também explicou os sons de quebra de vidro. Todas as lâmpadas no porão foram quebradas. Todas as nove lâmpadas incandescentes tinham sido quebradas em seus soquetes, e 10 tubos fluorescentes de 2 metros  estavam quebrados no chão. Eu não encontrei um intruso, no entanto. Gostaria também de acrescentar que havia apenas uma entrada para o porão. Seria impossível que alguém partisse sem me encontrar de frente. Voltei para falar com a minha vendedora, mas ela saiu. olhei nas cameras mas so aparecia ela chorando no canto.

Ela nunca voltou ao trabalho (depois de ter estado comigo por dois anos). Ela se recusa a discutir o incidente até hoje. estou com muito medo...
A CAIXA DIBBUK E SUA VERDADEIRA HISTÓRIA, BASEADOS EM FATOS REAIS... A CAIXA DIBBUK E SUA VERDADEIRA HISTÓRIA, BASEADOS EM FATOS REAIS... Reviewed by SALOMOON on 23:10:00 Rating: 5

Nenhum comentário